ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS: como transformar ideias em resultados

ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS: como transformar ideias em resultados – 4ª. edição


ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS: como transformar ideias em resultados – 4ª. edição
Maximiano, Antonio Cesar Amaru
São Paulo: Editora Atlas, 2010
Este livro foi concebido e desenvolvido para quem deseja fazer uma primeira visita organizada e adquirir as ferramentas básicas da administração de projetos. Há um número sempre crescente de estudantes e participantes de programas de treinamento que demonstram interesse em dispor de um manual básico, que defina os conceitos e as técnicas fundamentais. A intenção deste livro é atender a esse tipo de demanda.
• A Parte I do livro trata dos problemas do projeto como empreendimento independente, sem considerar o contexto em que é realizado. Os capítulos dessa parte focalizam, além dos conceitos básicos, os procedimentos relacionados com a definição do escopo do projeto e das atividades e recursos necessários para realizá-los.
• A Parte II trata dos problemas do projeto dentro de uma organização. Os capítulos desta parte focalizam assuntos como a formação e organização da equipe, sua inserção dentro da estrutura funcional, a definição das responsabilidades e a relação entre autoridade e competências do gerente.
O Caderno de Exercícios, ao final do livro, é uma bateria de 42 recursos – casos, testes, questionários de auto-avaliação e exercícios de aplicação dos conceitos e técnicas abordadas no livro. Os exercícios abrangem problemas relacionados às duas partes e fornecem aos leitores ferramentas para fazer a análise de suas próprias competências como participantes de projetos.
O livro foi escrito como texto didático, podendo ser usado por professores e estudantes. Sua linguagem, estrutura e ênfase na conceituação exemplificada refletem a preocupação de orientar o texto para as aplicações educacionais básicas.