Gerenciamento de Projetos

Projetos são estratégias de mudança, que criam inovações destinadas ao mercado (novos produtos, novas tecnologias) e aos processos internos das organizações (novos sistemas). A administração de projetos é um conjunto de princípios e ferramentas que se organizam em três níveis:

Nível estratégico da administração de projetos. Enfatiza a geração de valor e as vantagens competitivas por meio dos projetos: enfrentamento da concorrência, sobrevivência, satisfação e retenção do cliente, colaboração com parceiros e outros critérios de desempenho da empresa e não apenas dos projetos.

Nível organizacional da administração de projetos. Trata de como organizar os recursos da empresa para executar o que foi decidido no nível estratégico. Envolve, por exemplo: criação de sistemas de apoio e controle dos projetos, adaptação da estrutura e dos recursos da empresa em função das necessidades dos projetos, e criação e operação de escritórios de gerenciamento de projetos.

Nível operacional da administração de projetos. Compreende os elementos clássicos do processo de gerenciamento do projeto individual, como as ferramentas e técnicas para iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento de projetos. Neste nível se encontram as áreas de conhecimento, ferramentas e processos do PMBOK Guide, assim como as competências da IPMA. No nível operacional, os usuários desse corpo de conhecimentos são o gerente e os membros das equipes de projetos.