INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO – 8ª. edição

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO – 8ª. edição


INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO – 8ª. edição
São Paulo: Editora Atlas, 2012
Este é um livro-texto para cursos superiores de administração e outras áreas do conhecimento. O conteúdo apresenta um panorama das técnicas e conceitos necessários para o estudante:
• Entender as organizações e o papel dos administradores.
• Entender e praticar os processos da administração dentro das organizações: planejar, organizar, executar e controlar atividades por meio do uso de recursos.
• Lidar com pessoas em um contexto de administração de organizações.
Agora em sua 8ª. edição, está organizado em cinco partes:
PARTE I – CONCEITOS BÁSICOS – Esta parte do livro, em cinco capítulos, apresenta os fundamentos do processo de administrar, segundo a visão clássica de Henri Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e outros autores.
PARTE II – PLANEJAMENTO – Pensar no futuro é um processo mental – quando tratamos esse processo de maneira sistemática, com o apoio de técnicas, estamos planejando. Esse é o tema dessa parte do livro.
PARTE III – ORGANIZAÇÃO – Esta parte do livro, com três capítulos, trata do processo de organizar.
PARTE IV – LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS – Em quatro capítulos, esta parte do livro trata da dimensão comportamental no processo de administrar organizações.
PARTE V – INTEGRAÇÃO DE CONCEITOS – Esta parte examina ideias que aproveitam e sintetizam os capítulos anteriores. Em quatro capítulos, são estudados: controle, projetos, empreendedorismo e responsabilidade social.
MATERIAL DE APOIO – a Editora Atlas oferece MATERIAL DE APOIO para os professores das instituições que adotam o livro.