TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO: da Revolução Urbana à Revolução Digital – 7ª. edição

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO: da Revolução Urbana à Revolução Digital – 7ª. edição


TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO: da Revolução Urbana à Revolução Digital – 7ª. edição
São Paulo: Editora Atlas, 2012
Este livro apresenta um panorama da evolução das escolas do pensamento administrativo. O principal objetivo é familiarizar o estudante com os conceitos mais importantes que influenciarão sua formação e seu desempenho, como administrador profissional ou especialista em qualquer profissão. O texto foi planejado para fundamentar um curso introdutório de administração, no qual a ênfase esteja na história e no encadeamento dos eventos e das ideias a respeito do processo de administrar organizações.
Agora em sua 7ª. edição, o livro está dividido em seis partes:
PARTE I: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO – Define os conceitos básicos da administração e a história das ideias.
PARTE II – ESCOLA CLÁSSICA – Em três capítulos, analisa contribuições fundamentais para o entendimento das organizações e para a construção do pensamento administrativo contemporâneo.
PARTE III – DA ESCOLA CLÁSSICA AO MODELO JAPONÊS – Estuda as técnicas que evoluíram da escola clássica, o surgimento das estruturas organizacionais de grande porte e os fatores que determinaram o nascimento da teoria da administração geral.
PARTE IV – ENFOQUE COMPORTAMENTAL – Os quatro capítulos dessa parte do livro fornecem ao estudante as ferramentas para entender os mecanismos básicos do comportamento das pessoas, como indivíduos e integrantes de grupos.
PARTE V – EVOLUÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO – A ênfase está no estudo do enfoque sistêmico e do processo administrativo contemporâneo. Idéias como complexidade e estratégia.
PARTE VI – ORGANIZAÇÕES NO TERCEIRO MILÊNIO – Dedicada a examinar ideias e tendências da administração que ganharam importância e se consolidaram na passagem para o terceiro milênio.
Para as instituições que adotam o livro, a Editora Atlas oferece MATERIAL DE APOIO para o professor.